No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é essencial reconhecer e valorizar o papel fundamental que as mulheres desempenham no cooperativismo catarinense. Suas características intrínsecas, como sensibilidade, empatia, capacidade de colaboração e liderança, alinham-se perfeitamente aos princípios cooperativistas, fortalecem e humanizam as cooperativas.
Os números reforçam ainda mais essa importância. Atualmente as mulheres representam 48% dos empregados das cooperativas catarinenses e 43% do total de cooperados. Esses índices mostram que a participação feminina no setor, além de crescente, é fundamental para o fortalecimento do cooperativismo no estado.
E a presença feminina vai além, ultrapassa a representatividade numérica e traz consigo características como visão estratégica, colaboração e compromisso social – qualidades que se alinham aos sete princípios cooperativistas e tornam as cooperativas mais resilientes e adaptáveis. Em Santa Catarina, diversas mulheres têm se destacado na liderança de cooperativas, trazendo inovação e sustentabilidade ao setor.
Neste Dia Internacional da Mulher, o Sistema OCESC reafirma seu compromisso com a igualdade de gênero e a valorização da contribuição inestimável das mulheres no cooperativismo catarinense. Que este 8 de março seja um momento de reconhecimento e inspiração para todas as cooperativistas que fazem a diferença. Que possamos, juntos, construir um futuro mais justo, solidário e cooperativo.
Fonte: Comunicação Interna OCESC.