Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (28) no Palácio do Planalto, o governo federal anunciou a destinação de R$ 71,6 bilhões para o Plano Safra da Agricultura Familiar. O evento contou também com uma feira de produtos provenientes do segmento, com a participação do Sistema OCB, das centrais de crédito cooperativo Cresol, Sicoob e Sicredi, e da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, a Cooxupé. “Fizemos a demonstração de produtos e serviços do cooperativismo, além de servir café e alimentos das cooperativas brasileiras para quem participou da feira”, destacou a gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Clara Maffia.
Além dos recursos para o crédito rural da Agricultura Familiar, o Pronaf, também serão destinados 1,9 bilhões para o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro Mais). As taxas de juros foram reduzidas de 5% para 4% ao ano para os produtores de alimentos como arroz, feijão, mandioca, tomate, leite, ovos, entre outros. Para os agricultores familiares que atuam com foco em orgânicos, produtos da sociobiodiversidade, bioeconomia ou agroecologia, os juros serão de 3% ao ano no custeio e de 4% no investimento. As alíquotas do Proagro Mais serão de 50% para a produção de alimentos.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a ampliação dos recursos disponibilizados é fundamental para que o agricultor familiar e suas cooperativas possam continuar desenvolvendo suas atividades. “Mais de 70% dos nossos cooperados no agro são provenientes da agricultura familiar. A manutenção da arquitetura de financiamento do crédito rural anunciado contribui para a continuidade dos negócios dos cooperados e suas cooperativas.”, afirmou.
O ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que o retorno do Plano Safra da Agricultura familiar será importante para a produção de alimentos. Teixeira também destacou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento da agricultura familiar. “As cooperativas são responsáveis por agregar valor e garantir a geração de renda para esses produtores. Promover a estruturação das cooperativas é, portanto, fundamental”.
O presidente Lula parabenizou a equipe pela elaboração do Plano e destacou a importância de os recursos chegarem em todos os cantos do país. “Queremos que os recursos se espraiem, se imbriquem em todos os estados. Desejamos que o dinheiro seja totalmente utilizado pelos agricultores familiares de todo o Brasil. Esse plano vem para aumentar a qualidade e a quantidade do que é produzido pelos agricultores familiares do país” declarou.
Confira análise do Grupo Técnico de Crédito Rural do Sistema OCB sobre o Plano Safra 2023/2024 em https://in.coop.br/Divulgacao_Plano_Safra_Agricultura_Familiar_2023-2024
Informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário: https://in.coop.br/MDA Plano Safra Familiar
Sistema OCB