A cooperativa conquistou o 1º lugar na categoria Finanças Sustentáveis com o projeto “Coopera Empreendedor” e o 3º lugar na categoria Ambiental com o projeto “Saneamais”
A Viacredi, uma cooperativa Ailos, foi reconhecida em nível nacional ao conquistar o Prêmio ProsperaCoop em duas categorias. A premiação, que celebra as melhores práticas do cooperativismo brasileiro, destacou o compromisso da Viacredi com a sustentabilidade e o desenvolvimento social. Os prêmios foram entregues na última quarta-feira (7) durante o 15º Congresso Brasileiro de Cooperativas de Crédito, realizado em Belo Horizonte/MG.
A cooperativa conquistou o 1º lugar na categoria Finanças Sustentáveis com o projeto “Coopera Empreendedor”, uma iniciativa em parceria com o SEBRAE que visa a apoiar pequenos e médios empreendedores cooperados dentro da área de atuação da cooperativa. O projeto tem como objetivo fornecer orientações em alguns segmentos como gestão financeira, gestão de pessoas, marketing e vendas para que os empreendedores possam crescer de forma sustentável, contribuindo para o fortalecimento da economia local.
A cooperativa também alcançou o 3º lugar na categoria Ambiental com o projeto “Saneamais”. Esta iniciativa é voltada para a oferta de crédito acessível para melhoria das condições de saneamento básico nas comunidades atendidas pela cooperativa. O programa tem se mostrado uma ferramenta essencial na promoção da saúde e bem-estar das populações, ao mesmo tempo que protege os recursos naturais e o meio ambiente.
“Esses reconhecimentos reforçam o papel da Viacredi como uma instituição comprometida com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar dos cooperados e das comunidades em que atua”, salienta o diretor executivo da Viacredi Vanildo Leoni.
Sobre o Prêmio
O Prêmio ProsperaCoop é idealizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – Confebras, com apoio institucional do Banco Central do Brasil e destaca as melhores práticas de sustentabilidade, conectadas com os valores do Cooperativismo, estratégia ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Nesta edição do Prêmio foram inscritos mais de 150 projetos que contribuíram, nos últimos cinco anos, para a transformação da sociedade e o desenvolvimento das Cooperativas de Crédito nas áreas: ambiental, social, governança e finanças sustentáveis. Destes, 12 projetos foram selecionados como finalistas por uma comissão formada por 22 especialistas voluntários.
Fonte: assessoria de comunicação Viacredi.