No dia 12 de setembro, os colaboradores de cooperativas que participaram do curso “Mensuração de Carbono na Agropecuária” realizaram o último encontro da formação. A aula apresentou os dados do balanço de emissões e remoções de Gases de Efeito Estufa (GEE) para aprofundar a compreensão sobre o manejo ambiental adotado à campo.
O evento abordou os resultados das análises físicas e químicas do solo provenientes das coletas realizadas no primeiro módulo. Foram explicadas a mensuração da densidade aparente e da porcentagem de carbono e discutidos os impactos das operações mecanizadas, adubação, correção de solo e outros manejos na geração de GEE.
Também foram apresentadas de forma detalhada as metodologias de análise e cálculo utilizadas para avaliar o balanço de emissões e remoções de GEE, incluindo os componentes de solo e vegetação, além da explicação sobre o uso da ferramenta GHG Protocol, metodologia amplamente adotada para elaborar inventários de emissões.
“Esse conhecimento é fundamental para que as cooperativas possam gerenciar suas emissões com base em dados precisos e mitigar ao máximo os gases de efeito estufa”, destaca o superintendente da OCESC, Neivo Luiz Panho.
Fonte: Assessoria de Comunicação Interna OCESC.