Disponível de modo gratuito para outras cooperativas, a publicação mostra o passo a passo da criação de um comitê para acelerar as pautas nas frentes social, ambiental e governança.
A Unicred União lançou a “Agenda ESG – Um Guia para Cooperar com a Sustentabilidade”. A publicação mostra de modo didático como a cooperativa de crédito implantou seu Comitê ESG para avançar nas dimensões social, ambiental e governança.
Disponível de modo gratuito para outras cooperativas interessadas em implantar a agenda ESG, o guia teve sessão de lançamento no dia 3 de junho, na Arena Unicred, em Joinville.
“A relação das pessoas com as marcas hoje vai muito além daquele conceito clássico que aprendemos lá atrás, no qual satisfazer uma necessidade humana por meio de um produto ou serviço era suficiente. O amplo acesso à informação gerou um consumidor exigente, que não abre mão de conhecer melhor a empresa com quem se relaciona e saber quais impactos ela produz no mundo”, afirma o médico Mauro Marquiotti, presidente da Unicred União, que está à frente do Comitê ESG da cooperativa.
A “Agenda ESG – Um Guia para Cooperar com a Sustentabilidade” traz os aprendizados da Unicred União na implantação do Comitê ESG. A obra tira dúvidas, como a composição ideal do grupo de trabalho, a comunicação com a equipe de colaboradores para garantir engajamento e as etapas que não podem ser ignoradas durante o processo.
As três letras que compõem a sigla ESG resumem prioridades contemporâneas de cooperativas e empresas. O “E” (Environmental) se refere à dimensão ambiental e à responsabilidade de minimizar ou eliminar o impacto negativo da atividade humana na natureza. O “S” (Social) abrange os valores de um mundo em evolução, tais como igualdade, diversidade, segurança e qualidade de vida da comunidade. E o “G” (Governance) cuida da governança e da transparência ou, em outras palavras, fazer o que é certo e prestar contas aos stakeholders.
Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred União. Editado por: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC