O projeto da Unicred será responsável por abastecer 87% das agências no estado e evitará a emissão de 237 toneladas de CO2 anualmente
A Unicred deu um importante passo em direção à sustentabilidade com a entrada em operação de sua nova Usina Solar em Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O projeto, que já está em pleno funcionamento, tem como objetivo abastecer 87% das agências da cooperativa no estado.
A estrutura tem capacidade de 1.000 kW de potência e conta com 2.230 módulos fotovoltaicos dispostos em uma área de 3 hectares (30 mil m²). O resultado dessa iniciativa será a geração anual de quase 2 milhões de kWh, reforçando o compromisso da instituição com a preservação ambiental e a redução de impactos ao meio ambiente.
A usina é capaz de evitar a emissão de aproximadamente 237 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de mais de 1.500 árvores. Com essa iniciativa a cooperativa diminui a sua pegada de carbono e ainda fomenta práticas sustentáveis no setor financeiro.
“A preservação do meio ambiente deve ser uma preocupação de todos, tanto que faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incentiva ações contra a mudança global do clima. Com a implantação da nossa usina solar fotovoltaica, queremos gerar energia limpa e também incentivar que outras instituições façam o mesmo”, explica a Diretora de Sustentabilidade e Supervisão, Silvana Parisotto Agostini.
Além dos benefícios ambientais, o projeto também representa uma economia significativa no consumo de energia, permitindo que a cooperativa reinvista recursos em outras áreas estratégicas, sempre em consonância com seus valores de cooperação e responsabilidade socioambiental. “Essa entrega representa o nosso compromisso com o cooperativismo e o desenvolvimento sustentável da região, bem como de todas as nossas singulares. Promovendo a sustentabilidade corporativa, contribuímos para um mundo mais verde e sustentável”, salientou Alexandre Franco, diretor executivo da Unicred Desbravadora.
Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred.
Editado por: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC.