O cooperativismo catarinense esteve fortemente representado no lançamento da Agenda Institucional 2025, ocorrido em Brasília nesta terça-feira, 18. O evento, promovido pelo Sistema OCB, reuniu parlamentares, autoridades e lideranças do setor para apresentar as principais pautas e demandas estratégicas do cooperativismo brasileiro para o ano.
A comitiva de Santa Catarina contou com a presença de quatro importantes lideranças para reforçar o compromisso do estado com a agenda política cooperativista. Estiveram presentes o presidente do Sistema OCESC, Vanir Zanatta, os deputados federais por Santa Catarina e membros da Frencoop, Rafael Pezenti e Geovania de Sá, e o coordenador da Frencoop/SC, deputado estadual José Milton Scheffer.
“A presença catarinense no lançamento da Agenda Institucional demonstra a relevância do setor para a economia do estado e reforça a necessidade de um diálogo constante com os poderes Executivo e Legislativo. O cooperativismo tem um papel essencial na economia de Santa Catarina. Estar presente neste evento significa levar as demandas do nosso setor diretamente aos tomadores de decisão, garantindo que as cooperativas catarinenses tenham um ambiente favorável para crescer e continuar gerando desenvolvimento”, destacou Zanatta.
A Agenda Institucional do Cooperativismo é um documento estratégico elaborado anualmente pelo Sistema OCB, que reúne as principais políticas públicas, projetos de lei e decisões judiciais com impactos para o setor cooperativista no Brasil. O documento serve como referência para pautar os debates junto ao Congresso Nacional, Ministérios e demais órgãos governamentais, garantindo que as políticas públicas contemplem as particularidades e demandas do setor.

Com o lançamento da Agenda Institucional 2025, o cooperativismo catarinense segue mobilizado para atuar estrategicamente junto aos poderes públicos, garantindo avanços e consolidando o modelo cooperativista como um dos motores do desenvolvimento econômico e social do estado.
Santa Catarina se destaca como o estado mais cooperativistas do Brasil, mais de 50% da população catarinense é associada a alguma cooperativa. Atualmente a OCESC possui 250 cooperativas registradas que, juntas, superam a marca de 4,2 milhões de cooperados.
Fonte: Comunicação Interna OCESC.